Croquis de estudo


Desenho de Observação é uma ferramenta simples, primária e essencial do Arquiteto. Pois afinal, nossa principal referência são os nossos olhos, mesmo que inconscientemente, e quando você desenha, você acrescenta conteúdo e significado à aquela imagem. Diferentemente da foto, um croqui de estudo não só representa o que o observador vê, frio e estático. Ele reflete as emoções sentidas pelo desenhista, ele captura o que há de mais significativo, destacando o principal da paisagem, e analisa o objeto representado. Ao desenhar, o observador percebe os gabaritos, os usos, tipologias, portas, janelas, vegetação, tráfego, materiais, cheios, vazios, entre outros. É, portanto, uma apreensão, uma experiência, muito mais profunda e consciente do objeto arquitetônico e da cidade em si. 

Como exemplo, segue abaixo uma série de croquis que produzi durante visitas da disciplina de PA de Habitação de Interesse Social, no ano de 2012.  

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS

1. Vila Operária de Vila Izabel









2. IAPI de Realengo


3. IAPI da Penha

4. Conjunto Habitacional do Cafundá, Jacarépagua













5. Condomínio residencial em Campo Grande














2 comentários:

  1. preciso de uma planta baixa do apartamento dois quartos com escada que desce do conjunto do cafunda em jacareapagua , quanto custa essa copia ?

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, ajudou muito no meu trabalho de Arquitetura.

    ResponderExcluir