Aula Aquarela

Bom dia pessoal,

Segue embaixo os materiais necessários para aquarela e como vocês devem preparar o papel para a aula.

1. Papel 300g














Pode comprar o bloco, de qualquer marca (a canson é a mais barata e fácil de achar). Quem quiser também pode comprar a folha avulsa, ela vem do tamanho de uma cartolina e você corta ela do tamanho que quiser. O ideal é que seja folha A3, por causa do preparo da folha, mas se só achar A4 tudo bem.

2. Estojo de aquarela

 












Pode ser de outra marca, mas a Pentel é a mais barata e tem boa qualidade. Mínimo de 12 cores (não sei se tem o estojo de 12 cores, comprem o acima mais próximo, acho que é o de 15).

3. Pincéis Tigre Orelha de Boi - linha 165 ou 175 - tamanhos 8 e 12














Tem que ser Orelha de Boi e o mais próximo possível dos tamanhos. Esses pincéis são baratos e é fácil de achar, então compra eles. Calouro: Posso usar o píncel que vem de brinde no estojo de Lápis Aquarelável? Resposta: Nãoooooooooooo! Cada píncel tem determinada função, esses são próprios para aquaréla. O brinde do lápis de cor é próprio para crianças da 4ª série. Não complica...

4. Godê














Coisa que se usa para colocar a tinta dentro. Eu recomendo que comprem um bom Godê, se tiver tampa maravilha! Mas quem não quiser pode comprar um simples ou até usar embalagem de plástico de ovo.


5. Copo









Qualquer coisa serve gente, não gasta dinheiro niso. Copo descartável, copo do Mate que você bebeu no intervalo, qualquer coisa, só lembra que você vai usar com tinta, então não poderá ser reaproveitado para outra função.

6. Paninho



Coisa para limpar o píncel. Pode ser uma flanela, pano velho, papél absorvente, camisa do amigo, qualquer coisa, mas tenham uma.

7. Fita cola ou fita gomada


Fita adesiva a base de água. Vêm em rolos enormes, então eu sugiro que façam uma vaquinha e dividam a fita pela turma toda. Vai ficar apenas alguns centavos para cada um e como ela só cola com água vocês podem recortar o pedaço que vão usar na sala e levar pra casa.

8. Prancheta

Mesma prancheta A3 que vocês estão usando agora. 



Preparação do papél para Aquarela

A aquarela é uma técnica que exige água, muita água. Por isso o papel precisa suportar esta água, senão enruga todo. Os papéis igual ou acima de 300g são mais resistentes quanto a isso, porém para papéis mais finos e para não arriscar vale a pena preparar o papél contra esse efeito. É bem fácil, simples e rápido.

1. Pegue o papel, a prancheta e a fita gomada
2. Corte a fita no tamanho certo e deixe separado. A fita deverá prender todo o perímetro do papel como abaixo:



3. Enxarque o papel. Não precisa ser bonzinho, usar algodão ou esponja. Dá uma chuverada nele e espera pingar o excesso.

4. Quando ele para de pingar tanto, estique o papel na prancheta e cole com a fita gomada. Para usar a fita é só passar água na parte da goma e pressionar. É MUITO IMPORTANTE ESTICAR BEM O PAPEL. Conforme o papél for secando ele vai retrair e se estiver mal colado ele vai enrugar do mesmo jeito.

5. Deixa ele secando por um dia. Não precisa passar secador ou botar debaixo do Sol. Esquece o papel e só pega no dia da aula.

6. Não tire ele da prancheta após secar. Deixa ele lá, você vai tirar ele apenas após fazer sua aquarela.


Se possível, recomendo que prepare mais de um papél, para ter um reserva. Pode tentar usar o verso da folha. Tem que fazer isso antes de cada aula de aquarela, então recomendo que tire 10 minutos do seu final de semana, porque fazer de segunda a noite pra terça de manhã não costuma dar certo...

Beijos e boas aquarelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário