- Luz direta: COR-LUZ - "Projeção direta da luz na retina" (objetos emitem luz)
- Luz indireta: COR-PIGMENTO - "Projeção indireta da luz na retina" (objetos refletem luz)
COR-LUZ
- Projeção direta da luz na retina (objetos que emitem luz)
- Formação das cores por síntese aditiva.
- Exemplo: TVs, monitores, etc.
SÍNTESE ADITIVA
(Fonte da imagem: http://omnis.if.ufrj.br/~coelho/DI/texto.html)
- No sistema aditivo: quanto mais cor, mais claro.
- As cores somam luz.
- Esse é o sistema é RGB, utilizado pelas TVs, monitores, etc.
- Suas cores primárias são o vermelho, verde e o azul.
Aproximação da imagem até o nível dos pixels
FENÔMENO DA FÍSICA
Passando uma luz branca por um prisma é possível desconstituir a luz branca original em feixe de luzes coloridas (arco-íris).
COR-PIGMENTO
- Projeção indireta da luz na retina (objetos que refletem luz)
- Formação das cores por síntese subtrativa.
- Exemplo: livros, tintas, roupas, etc.
SÍNTESE SUBTRATIVA
No sistema subtrativo: quanto mais cor, mais escuro.
As cores subtraem a luz.
Esse é o sistema é o CMYK.
Suas cores primárias são o amarelo, magenta e o ciano.
Nele são utilizados as primárias da cor somadas ao preto.
Sistema CMYK
CÍRCULO CROMÁTICO
(Fonte da imagem: http://ajblog.fr/webdesign/131-quelques-notions-de-mise-en-page-les-couleurs-et-les-contrastes.html)
P - primárias (amarelo, magenta e ciano)
S - secundárias (soma de duas primárias)
T - terciárias (soma de uma primária e uma secundária)
CORES COMPLEMENTARES
- A complementar do amarelo é o roxo.
- A complementar do ciano é o lanraja.
- A complementar do magenta é o verde.
CORES QUENTES E CORES FRIAS
- Temperatura das cores
Quente x Fria
PARÂMETROS DA COR
Existem 3 parâmetros que são utilizados para definir as cores: Matiz, Saturação e Brilho.
Matiz
Cores da mesma matiz (vermelho)
Cores de matizes diferentes
Brilho
É a luminosidade da cor. É o quanto a cor se aproxima do branco ou do preto.
Saturação
É a vivacidade da matiz. Quanto menos saturação, mais a cor fica "morta", se aproxima do cinza. Quanto mais saturada, mais "viva" é a cor.
Utilizando esse sistema é possível definir com precisão a cor desejada. Pois ao falar "verde" você só define a matiz, existem milhares de variações e quase 100% de chance do verde que você pensou ser diferente do verde de outra pessoa. Um exemplo de aplicação é o programa Photoshop (essencial para nós, arquitetos e estudantes de arquitetura), no qual é possível alterar as cores da imagem utilizando esses parâmetros.
- Imagem original
- Imagem modificando a Matiz (Hue)
- Imagem modificando a Saturação (Saturation)
- Imagem modificando a Luminosidade (Lightness)
Bibliografia utilizada:
PEDROSA, Israel. Da cor à cor Inexistente.
PIRAUÁ, José. Parâmetros da cor. Linguagem das cores - Aula 4. Disponível em: <http://www.slideshare.net/piraua/linguagem-das-cores-aula-4>
FRIEND, Trudy. Dibujar y pintar. Evergreen, 2004.
Tia, você vai longe. É sério.
ResponderExcluirIsso aqui está ótimo, gostei mesmo.
ótimo artigo
ResponderExcluirSimplimemte amei,estou fazendo um trabalho sobre "Cor-Luz e Cor-Pigmento",E achei esse artigo maravilhoso.Ele é curto e direto,a gente aprende rápido demais.
ResponderExcluirParabéns!!!!
Simplesmente*
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